Nossa Senhora de Fátima

13 de maio é dia de festa em Fátima, Portugal. Dia em que se comemoram, se relembram e se meditam as aparições de nossa Mãe com o título de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

*

As aparições

A Virgem Maria apareceu seis vezes em Fátima, durante a Primeira Guerra Mundial aos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco.

Nossa Senhora disse a Lúcia que apareceria durante 6 meses, sempre no dia 13, na mesma hora.

Maria revelou às crianças, na segunda aparição, que Francisco e Jacinta morreriam cedo e que Lúcia sobreviveria para dar testemunho das aparições.

Na terceira aparição, em 13 de julho, foi revelado o segredo de Fátima. Lúcia gritou de medo, chamou a Virgem pelo nome, houve um trovão e a visão terminou.

Em 13 de outubro, houve a sexta e última aparição e, diante de milhares de peregrinos, aconteceu o “Milagre do Sol”, os presentes viram o Sol tremer e a “dançar”.

*

A morte das crianças e a vida de Lúcia

1918 foi terrível para a Europa. Neste ano, houve uma epidemia de gripe espanhola que matou cerca de 20 milhões de pessoas, dentre elas, os Pastorinhos Francisco e Jacinta, em 1919 e 1920, respectivamente.

Lúcia entrou para o Convento das Irmãs Doroteias.

Em 13 de junho de 1929, já na Espanha, no convento de Tuy, Lúcia teve outra experiência mística, vendo a Santíssima Trindade com a Virgem Maria, que lhe pediu que o Santo Padre juntamente com os bispos do mundo inteiro fizessem a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e prometeu salvar este país por este meio.

Foi só em 1930 que o Bispo de Leiria, em Portugal, proclamou autênticas as aparições de Fátima.

*

Irmã Lúcia escreve o segredo de Fátima 18 anos após as aparições

Entre 1935 e 1941, Irmã Lúcia escreveu quatro memórias dos acontecimentos de Fátima, sob as ordens de seus superiores.

Na terceira memória ( publicada em 1941) escreveu as duas primeiras partes do segredo e explicou que havia uma terceira que o céu ainda não lhe permitia revelar.

Na quarta memória, acrescentou uma frase ao final da segunda parte do segredo: “Em Portugal, se conservará sempre o dogma da fé”.

Esta frase foi a base de muita especulação, disseram que a terceira parte do segredo se referia a uma grande apostasia.

Depois da publicação da terceira e quarta memórias, o mundo colocou a atenção no segredo de Fátima e nas três partes da mensagem, inclusive no pedido da Virgem para que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração, através do Papa e dos bispos do mundo.

No dia 31 de outubro de 1942, Pio XII consagrou não só a Rússia, mas também todo o mundo ao Imaculado Coração de Maria. O que faltou, entretanto, foi a participação dos bispos do mundo.

Em 1943, o Bispo de Leiria ordenou que Irmã Lúcia escrevesse o terceiro segredo de Fátima, mas ela não se sentia em liberdade de fazê-lo até 1944. Foi colocado em um envelope fechado no qual a Irmã Lúcia escreveu que não deveria ser aberto até 1960.

*

Vários papas leram a terceira parte do segredo de Fátima

João XXIII e Paulo VI leram o segredo que havia sido mantido com o Bispo de Leiria até 1957, neste momento foi solicitado pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Após o atentado que sofreu em 13 de maio de 1981, João Paulo II pediu o envelope que continha o segredo.

Depois de lê-lo, o santo Padre percebeu a ligação entre a tentativa de assassinato e Fátima: “Foi a mão de uma mãe que guiou a trajetória da bala”. João Paulo II, então, decidiu publicar o terceiro segredo no ano de 2000.

*

Os segredos de Fátima

São 3 os segredos: a visão do inferno, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria e o atentado ao Papa João Paulo II, agora Santo.

A bala que atingiu ao Santo Padre está hoje na coroa de Nossa Senhora de Fátima.

Quem produziu a coroa, quando recebeu o pedido para a bala ser posta nela, não via cabimento, porém, a bala coube perfeitamente em um buraquinho da coroa.

 

Que Nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós hoje e sempre.

Amém!

 

Artigo desenvolvido por Taíse Palombo

26/5/2019

Fonte: https://www.diocesesa.org.br/2019/05/nossa-senhora-de-fatima/