ONU, uma conferência sobre a ação da Igreja para salvar vidas durante a Shoah

Na tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, nas Nações Unidas, realiza-se o simpósio internacional promovido pelo Observador Permanente da Santa Sé.

VATICAN NEWS

Passaram-se 75 anos da libertação de Auschwitz e, na tarde desta segunda-feira (27/01), em Nova Iorque, nas Nações Unidas, realiza-se um simpósio internacional intitulado: “Recordar o Holocausto: o compromisso documentado da Igreja Católica para salvar vidas”.

O objetivo do evento é divulgar ao público internacional os mais recentes resultados da pesquisa histórica que documentam que a Igreja Católica e Eugenio Pacelli, seja como cardeal seja como Papa, combateram Hitler e ajudou um número considerável de perseguidos, muitas deles judeus, durante a perseguição nazista.

A conferência foi organizada pelo Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em colaboração com a “Pave the Way Foundation”.

Participam do evento (que pode ser acompanhado ao vivo neste link http://webtv.un.org/ das 21h à meia-noite, horário de Roma) alguns especialistas internacionais: Gary Krupp (EUA), Edouard Husson (França), Michael Hesemann (Alemanha), Ronald Rychlak (EUA), Mark Riebling (EUA), Limore Yagil (França), Matteo Luigi Napolitano (Itália), Johan Ickx (Santa Sé).

Ickx, responsável pelo Arquivo da Seção das Relações com os Estados da Secretaria de Estado, em seu discurso citará também os resultados do estudo do belga Dominiek Oversteyns, que em cerca de 2.000 páginas, baseando-se apenas em fontes primárias, documentos e testemunhos dos sobreviventes, reconstruiu o que aconteceu com os judeus romanos, muitos dos quais escondidos nos conventos da Cidade Eterna (http://www.papapioxii.it/approfondimenti/lopera-a-favore-degli-ebrei-di-roma/).

27/01/2020

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-01/onu-conferencia-acao-igreja-salvar-vidas-shoah.html