Título a Dom Pedro é sinal de gratidão de São Caetano à Igreja Católica

Com a honraria de cidadão Sulsancatenense, bispo diocesano completa o roteiro de homenagens recebidas em todas as sete cidades do Grande ABC

“Esse título de cidadania que recebo é um título dos cristãos do passado e do presente, deste município que leva o nome de um cristão muito ilustre, São Caetano de Thiene. É a expressão da gratidão nas pessoas”.

Como reconhecimento ao trabalho da Igreja Católica Apostólica Romana na região por vários séculos, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, foi homenageado na noite de quinta-feira (23/05), com o título de cidadão Sulsancaetanense, durante sessão solene na Câmara Municipal de São Caetano Sul. Com a honraria recebida, Dom Pedro completa o itinerário de homenagens em  todas as sete cidades do Grande ABC, em praticamente quatro anos de atuação na região.

Porém, São Caetano foi a primeira cidade a apresentar a proposta de título ao bispo, de autoria do até então vereador Daniel Córdoba, no dia 10 de novembro de 2015. A manifestação honrosa foi motivada pelo reconhecimento ao trabalho do bispo diocesano durante os quatro anos de episcopado na região do Grande ABC, mais especificamente na cidade, pelos inúmeros e relevantes serviços prestados à comunidade ao longo de sua vida cristã, e pelo compromisso com ações sociais e de evangelização nas igrejas católicas de São Caetano e do Grande ABC.

*

Igreja e comunidade política

Em seu discurso, Dom Pedro saudou o povo de São Caetano do Sul e se baseou em três pensamentos que refletem a visão sobre honorificência: primeiro, o papel da Igreja e da comunidade política; segundo, a honorificência, sinal de gratidão por uma história em São Caetano do Sul; em terceiro lugar, como missão compartilhada, o futuro a partir do presente.

“É preciso fazer pontes, estabelecer convivência através da comunhão. Desse modo, por princípio a Igreja louva e aprecia o trabalho dos que se dedicam ao bem comum, tomando sobre si o serviço ao próximo. Em segundo lugar, a gratidão. Não são meus méritos ou tempo em que estou no Grande ABC, a causa dessa homenagem. Por isso, recebo com muita tranquilidade. A honorificência de hoje é a Igreja Diocesana que está como fundadora e colaboradora da história, não só de São Caetano do Sul, mas também de todo o Grande ABC”, descreve.

*

Evangelização no Grande ABC

“Em todos os municípios, a Igreja chegou num primeiro momento. Em Diadema, com os jesuítas. Em Santo André e São Bernardo com as capelas dos beneditinos. Em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires com as capelas de Santa Cruz e Nossa Senhora do Pilar. E assim por diante, a Igreja acompanhou a migração do povo, como acompanha hoje, também. Desde a fazenda dos beneditinos, em São Caetano. Desde a chegada das famílias católicas de Treviso e Mântua, da Itália. As olarias abençoadas. A primeira paróquia criada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, os passos religiosos da vida transformando-se em cidade, até os dias de hoje”, recorda o bispo.

*

Filho de São Caetano

“Por último, o futuro como missão compartilhada. Como terceiro pensamento, o título de cidadão faz da pessoa homenageada um adotado social. Membro deste corpo social, assimilando a esse rosto da cidade. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo. Quem recebe esse título passa a ver o novo local como seu município natal. Apesar de não ter nascido no local, sente e faz parte da história como um cidadão. A cidadania, é de fato, um compromisso histórico com o presente e futuro do município. É participação nas decisões e ações da sociedade. Quero abençoar esse município que me recebe hoje como um de seus cidadãos”, enfatiza Dom Pedro.

*

Inspiração na JMJ

O autor da proposta para a concessão do título de cidadão Sulsancaetanense a Dom Pedro foi o atual secretário de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de São Caetano, Daniel Córdoba, que era vereador suplente em 2015 e assumiu cadeira por 22 dias, após licença do até então vereador Beto Vidoski. Ele reafirma que a motivação para a homenagem foi inspirada pela Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, da qual esteve presente.

“O Papa Francisco deixou uma mensagem para que os jovens sejam protagonistas na sociedade. E no curto período de 22 dias me veio essa luz de reverenciar a Igreja Católica como um todo, em nome do senhor (Dom Pedro) representante do Papa Francisco na Diocese de Santo André, trazendo todo aquele pensamento de enaltecer o jovem, a fim de que ele participe da vida pública”, destaca Córdoba, ao dizer que esse é um momento de reafirmar o compromisso de integração do poder público com a missão da Igreja Católica de servir e de estar ao lado das pessoas mais carentes.

*

Papel na sociedade

O coordenador da Região Pastoral São Caetano, Pe. Luís Carlos Francisco, afirmou que o título de cidadão sulsancaetanense para Dom Pedro representa uma homenagem para todo o corpo da igreja. Segundo ele, também se faz importante reforçar o diálogo entre os poderes públicos e a igreja na região.

“Cada um com seu papel, com sua função. Enfim, um diálogo que vai de encontro ao bem comum. Não só da comunidade cristã católica, mas de toda população do Grande ABC. E hoje, em particular do município de São Caetano do Sul. É uma alegria para nós esse momento, no sentido desse reconhecimento da atuação da igreja dentro do Grande ABC, e de modo especial, dentro da cidade de São Caetano”, ressalta.

Os vigários geral, Pe. Ademir Santos de Oliveira, e episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, além de vários padres, religiosos e seminaristas da região também prestigiaram a solenidade.

A sessão solene foi presidida pelo presidente do Legislativo Municipal, Pio Mielo, e contou com as presenças do prefeito em exercício, Beto Vidoski, do vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, além de vereadores e paroquianos de comunidades de São Caetano e região.

Beto Vidoski elogiou o sentimento humanitário do bispo e a defesa da boa política como instrumento de promoção da paz.

“Dom Pedro Carlos Cipollini é um amigo. Sempre pronto a ajudar a comunidade. São décadas de dedicação à fé religiosa. E reconhecido pelo seu trabalho e pela sua bondade. Além de transmitir as mensagens de fé, estende a mão aos moradores, lidera campanha para arrecadar recursos e revertê-los aos mais necessitados.”, discursa o prefeito em exercício, ao relembrar a Campanha de Solidariedade da Diocese de Santo André para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no mês de março.

“Me sinto honrado em entregar esse título. Uma homenagem merecida para Dom Pedro e a Igreja Católica”, complementa Pio Mielo.

*

Legionárias

Legionárias da Legião de Maria da Paróquia Nossa Senhora das Dores, da Vila Palmares, em Santo André, também marcaram presença na entrega do título de cidadão para Dom Pedro.

Lourdes Gomes de Oliveira, 74 anos, ressaltou o reconhecimento. “Tenho muita estima por São Caetano. Meus filhos nasceram aqui. Trabalho aqui. E é uma honra prestigiar Dom Pedro. É um símbolo para nossa região”; Sueli Cecilia de Barros, 67 anos, destacou bênçãos para os políticos. “Achei maravilhosa a homenagem a Dom Pedro. Que Deus continue abençoando os políticos de nossa cidade e região”; Maria Marques de Almeida, 76 anos, foi convidada e aprovou a honraria. “Adorei essa homenagem ao nosso bispo”; e Hilda Martins, 60 anos, aceitou o convite. “Me chamaram e eu vim prestigiar esse momento para Dom Pedro e nossa igreja”.

26/5/2019

Fonte: https://www.diocesesa.org.br/2019/05/titulo-a-dom-pedro-e-sinal-de-gratidao-de-sao-caetano-a-igreja-catolica/