A VITÓRIA DA VIDA

Caríssimos paroquianos e amigos, é Páscoa do Senhor! Celebramos na liturgia e na vida a certeza de que em Cristo Jesus a morte e o pecado foram vencidos definitivamente. Ele, nossa Paz, derrubou o muro da inimizade e deu-nos nova vida no Espírito. Na alegria da fé, devemos nascer de novo, renovando a graça batismal.

A pandemia da Covid 19 tem ceifado muitas vidas no Brasil e no mundo inteiro. Pessoas queridas das nossas famílias e comunidades partiram e não conseguimos dizer adeus. A travessia, nesse mar tempestuoso, gera em nós insegurança, dor e medo. Porém, a certeza da ressurreição deve nos acompanhar para que não desistamos de caminhar com esperança e caridade fraterna.

A nossa proximidade espiritual das famílias e pessoas enlutadas nos faz pensar em como anunciar Cristo Vivo na pregação do Evangelho e testemunhá-lo na Eucaristia. A fé da Igreja nos ensina que o caminho é o da perseverança na oração, na escuta e na fraternidade que se testemunha Jesus Ressuscitado (cf. At 2,42). Temos que ser perseverantes nos ensinamentos dos primeiros cristãos, que foram valentes e destemidos, para vencer os desafios deste momento histórico.

Afirmar com fé que a vida venceu exige de todos os cristãos uma marcha contra a cultura de morte presente na enfermidade sem assistência médica, nos discursos de ódio, na intolerância religiosa e cultural, nos tantos preconceitos que ferem e matam. A vitória da vida nos faz irmãos, solidários, membros da mesma família humana, corresponsáveis pela salvação integral. Essa salvação é fruto do agir dinâmico do Evangelho em nossas vidas, impelindo-nos a amar e servir.

Viver o amor e o serviço exige uma entrega total a Cristo e ao Reino, é um desinstalar-se, trilhar um novo caminho ou refazer o percurso com a mente transformada. Significa abraçar a certeza da vitória da vida para enfrentar a morte diária que tenta nos matar lentamente, inclusive nos enganando a respeito de nossas práticas de fé. Quantos “cristãos” estão mortos porque não acolheram o dom do Ressuscitado: o perdão sem limites para amar sem limites.

A vitória da vida fez Maria Madalena exclamar: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18). Somente se deixando alcançar pelo amor misericordioso de Cristo que a pessoa humana descobre ou redescobre o sentido da vida. Isto exige contemplação, paciência, oração, lágrimas, renúncias, exige tudo de nós! Porém, ao criarmos coragem para olhar além dos mausoléus construídos por nossas mãos, abrimo-nos a uma experiência nova de protagonismo e profecia. O Pai nos faz seus missionários ressuscitando Seu Filho e garantindo-nos a vida para sempre. Para nós, a mensagem: “Escolhe, pois, a vida!” (Dt 30,19).

Que a liturgia do tempo pascal nos ajude a assumir a nossa vocação de filhos de Deus recebida no Batismo. Que a cada celebração, cresçamos no compromisso missionário de levar Jesus a todos, livres das ideologias que negam e banalizam a vida. Que assumindo o risco de viver a liberdade dos filhos de Deus, sejamos solidários com as dores da humanidade e façamos a nossa parte com cuidado, carinho e proteção. Que vençamos a morte, lutando contra a Covid 19 e tantas outras realidades que atormentam. A vitória da vida é fruto do nosso sim a Cristo.

Desejo a todos uma santa Páscoa da Ressurreição. Agradeço a participação e o empenho da comunidade nestes tempos tão difíceis. Vamos adiante! O Ressuscitado caminha à nossa frente.

Um abraço paternal,

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco.