Caríssimos paroquianos e amigos, chegamos ao mês de maio passando por grandes dificuldades e sofrimentos. A pandemia mostrou e ainda mostra a nós a letalidade de um vírus cada dia mais mutável e que só pode ser vencido, com fé, esperança, cuidado e vacinação. Exercendo a minha missão de pároco, manifesto a todas as famílias que estão vivenciando o luto, a enfermidade e a instabilidade econômica e trabalhista nossos sentimentos e orações e, apesar do isolamento e distanciamento físicos necessários, a nossa proximidade humana e espiritual.

No Ano de São José, o Santo Padre, o Papa Francisco, convocou toda a Igreja, a partir do dia 19 de março a celebrar o Ano da Família Amoris Laetitia, que será encerrado solenemente no Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Roma em junho de 2022. Esse ano celebrativo da alegria e do amor em família quer fomentar em nós o compromisso evangelizador em nossos lares e nos tantos lares onde o desespero, a angústia e os desencontros imperam.

O Santo Padre, em 19 de março de 2016, após a celebração dos dois sínodos sobre a família no mundo atual, publicou a exortação apostólica Amoris Laetitia (Aalegria do amor), um texto belíssimo que nos ajuda a refletir sobre a vida e a missão da família num mundo que sofre tantos conflitos e desilusões. Quando publicada a exortação, lida de forma superficial, muitos membros da Igreja acabaram por banalizar a mensagem do texto, relativizando e manipulando a palavra do Papa que é sempre um grande incentivo para darmos um autêntico testemunho de fé. Fake News, falta de oração e sensibilidade, expuseram as feridas da Igreja na obediência ao Sucessor de Pedro e na escuta das urgências de evangelizar com renovado ardor missionário.

Porém, nada melhor do que o discernimento, a perseverança e o testemunho da fé para fazer a essência do Evangelho de Cristo triunfar. Num modo sensível e santo, o Papa e muitos membros da Igreja resistiram e ainda resistem aos ataques infundados e colocam-se em pronto estado de missão para evangelizar as famílias com retidão, sensibilidade, proximidade e ternura. Esse ano é uma bela inspiração de Deus para que estejamos cada vez mais empenhados na promoção da cultura do encontro.

O Dicastério Pontifício para os Leigos, a Vida e a Família, unido a todas as estâncias administrativas e pastorais da Igreja no Mundo, lançou o site http://www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/pt/amorislaetitia.html, para que as comunidades e realidades eclesiais, dando um amplo incentivo à pastoral familiar, possam viver esse ano especial e de graça. Nossa paróquia viverá esse ano, de acordo com as possibilidades, promovendo jornadas de oração pela família e promovendo a Semana Nacional da Família em agosto próximo. Deus nos concederá essa graça para reavivar nossa fé e compromisso com a família, dom e

presente de Deus.

Esse ano é um ano de valorizarmos nossas casas, as pessoas que amamos, dar e receber o perdão daqueles membros de nossas famílias do qual estamos distantes. É ano de oração, valorização da igreja doméstica e o diálogo. Na certeza de que Deus é Família e nos quer Família, trabalhemos a nossa conversão pessoal e familiar para Cristo e a comunidade de fé.

Nesse mês de maio, dedicado à Nossa Senhora, Rainha das Famílias, peçamos a intercessão de nossa Mãe Santíssima para que nossos lares sejam cenáculos de fé e amor. Ela que disse SIM ao projeto salvador de Deus que se tornou a Família Sagrada de Nazaré, seja modelo de perseverança para nós que, num tempo turbulento, não devemos desistir dos caminhos do verdadeiro amor.

Deus abençoe e console a todos! Viva as nossas famílias!

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco