O Coração, a partilha e a caminhada

Caríssimos paroquianos e amigos, chegamos à metade do ano civil, ano tão difícil, com tantas provações e sofrimentos, mas onde nos é dada por Deus a possibilidade de abraçarmos novos caminhos de vida com humildade, simplicidade e generosidade de coração.

As crises agudas pelas quais nossa sociedade tem passado, onde muitos se encontram em grandes dificuldades, não estão impedindo que a solidariedade aconteça para com os mais pobres e necessitados e com a manutenção das despesas paroquiais. Isso é para nós comprovação a Providência de Deus, sempre presente em nossos caminhos, e o testemunho de fé, esperança e caridade que estamos dando nessa hora grave da nossa história.

É num caminho de ajuda mútua que vivemos e pregamos o Evangelho de forma autêntica, conforme nos atesta a primeira comunidade cristã nos Atos dos Apóstolos (cf. At 4,34). O nosso seguimento de Jesus implica uma vida de serviço, onde o bem próximo e da comunidade de fé são, ao mesmo tempo, alegria e responsabilidade. Alegria porque são presença de Cristo entre nós e para nós. Responsabilidade porque as nossas relações com o próximo e a comunidade revelam se testemunhamos o Evangelho que recebemos gratuitamente.

Nessa perspectiva, meditamos ao longo desse mês a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, fonte de amor e partilha solidária. O coração nas Sagradas Escrituras revela a nós o amor de Deus e o nosso chamado à vida em Comunhão. Coração e Partilha são quase que sinônimos quando contemplamos com fé a oferta total de Jesus, da Encarnação à Ressurreição. Quando Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII, recebeu a graça da experiência mística do Sagrado Coração de Jesus, escolhida por Deus para esse privilégio singular, vemos a mensagem de Jesus para uma vida misericordiosa, de verdadeira fraternidade.

Ao celebrarmos o mês de junho em louvor ao Coração de Jesus, assumimos um compromisso com Cristo de tornar nossas vidas sinais da sua entrega e serviço à humanidade. Fazer da vida partilha significa deixar-se modelar pelo Evangelho do Reino, num caminho de conversão pessoal e com forte compromisso rumo à conversão comunitária. O Coração de Jesus pulsa a vida que Ele nos deu com seu Mistério Pascal, fazendo-nos repensar sobre a nossa vida e missão.

Um mês devocional é instituído para que toda a Igreja possa assumir com maior intensidade a vida cristã. Não celebramos ó órgão (coração), celebramos o significado profundo do sacrifício de Jesus na História e assumimos um novo protagonismo nessa mesma História que é o caminho da Igreja. Logo, tornar nossos corações semelhantes ao Coração do Bom Pastor, significa assumir uma dinâmica nova de viver a fé (escuta da Palavra, celebração e recepção dos Sacramentos, vida fraterna na família-base e na família-Igreja). Nesse momento tão difícil, aprofundemos então nosso Projeto de Vida com Cristo, para perseverarmos na vida de santidade.

Desejo a todos vocês, votos de saúde, paz e perseverança. Na Cruz não estamos sozinhos. Jesus, que tanto nos ama, está conosco e jamais nos abandona. Vamos continuar vivendo os caminhos da vida com fé, esperança e caridade fraterna. Não desistamos de fazer o bem e de buscar a santidade de Cristo no nosso viver.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém.

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco