06/04/2012 - Bento XVI preside cerimônia da Paixão do Senhor


Nesta Sexta-feira Santa, 06/04, o Papa Bento XVI presidiu a celebração da “Paixão do Senhor” na Basílica de São Pedro. A homilia da cerimônia foi feita pelo pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, que abordou a Paixão de Cristo a partir de uma perspectiva atual, contudo, à luz de fatos históricos.

“A liturgia 'renova' o evento: quantas discussões, durante cinco séculos até hoje, sobre o sentido desta palavra, especialmente quando é aplicada ao sacrifício da cruz e à Missa! Paulo VI usou um verbo que poderia pavimentar o caminho para uma compreensão ecumênica sobre tal argumento: o verbo “representar”, compreendido no sentido forte de reapresentar, ou seja, tornar novamente presente e operante o acontecido”, afirmou o pregador.

Cantalamessa reiterou que nesta Sexta-feira Santa “não estamos apenas comemorando um aniversário, mas um mistério. É ainda Santo Agostinho que explica a diferença entre as duas coisas. Na celebração “à maneira de aniversário”, não se pede outra coisa – diz – mais do que “indicar com uma solenidade religiosa o dia do ano no qual cai a lembrança do mesmo acontecimento”; na celebração a modo de mistério (“em sacramento”), “não somente se comemora um acontecimento, mas é feito também de tal forma que se entenda o seu significado e seja acolhido santamente”.

No início da noite, o papa Bento XVI deixou o Vaticano e se dirigiu até o Coliseu de Roma para participar da meditação da Via Sacra. No Sábado Santo ele preside a Vigília Pascal – a mais importante celebração do ano para os católicos. No domingo de Páscoa, Bento XVI preside na Praça São Pedro a Missa de Páscoa, no final da qual o Papa irá conceder a tradicional Bênção ‘Urbi et Orbi’ (à cidade e ao mundo).

Encerrando as cerimônias solenes dos dias da Páscoa, nesta segunda-feira - quando é feriado na Itália e em alguns países europeus - Bento XVI falará aos fiéis reunidos na praça de São Pedro, como costuma fazer aos domingos, a partir da janela dos seus aposentos. Ele dirigirá uma palavra e entoará o canto da antífona mariana do tempo pascal – o Regina Coeli.


Fonte: http://www.cnbb.org.br
voltar


Horários da Paróquia

Missas

Segundas e Quartas-feiras: 6h30
Terças e Sextas-feiras: 6h30 e 19h
Quartas-feiras: missas nas casas do território paroquial às 19h30
Quintas-feiras: 19h30 (missa em louvor ao Santíssimo Sacramento)
Sábados: 6h30 (1º sábado de cada mês) e 15h30 
Domingos: às 8h, às 10h e às 18h30

Secretaria

Segunda à sexta: 7h30 às 11h45 e 14h00 às 18h30
Sábados: 8h00 às 18h00
Domingos: 8h00 às 12h00 e 17h00 às 18h30

Confissões

Quinta-feira: 15h às 17h00

Vídeo da semana

 

RUA CASTRO ALVES, 781 . CEP 09540-030 . SÃO CAETANO DO SUL . (11) 4221-2853 . secretaria@nscandelaria.org.br

© 2005 - 2012 . PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA . Todos os direitos reservados


ProprioDesign