10/08/2012 - Por que os maus prosperam e os bons perecem?


O aparente triunfo dos maus sobre os bons neste mundo parece contrastar com a bondade e a misericórdia de Deus. O Senhor parece não enxergar as injustiças sofridas pelos justos e os seus sofrimentos. Enquanto isso, os injustos enriquecem e se fartam, desprezando os pobres e inocentes. Que justiça há neste contexto? Por que Deus permite que os bons padeçam, enquanto os maus prosperam?

A passagem do livro de Isaías, citada por Jesus no Evangelho, nos ajuda a compreender essas questões. Em primeiro lugar, Deus permite que os maus prosperem e permaneçam neste mundo para lhes dar uma chance de se arrependerem de seus pecados. O Senhor, em Seu infinito amor, quer que todos se salvem, por isso, lhes dá sempre a oportunidade de se converterem e mudarem de seu mau caminho.

Contudo, podemos perguntar: por que Deus permite o sofrimento dos bons? O mistério do sofrimento é algo que não somos capazes compreender em sua totalidade. Mas, uma das respostas que se pode dar a essa pergunta é que o Senhor permite o sofrimento dos bons para que estes possam tornar-se melhores ainda. Ele sempre dá ao homem a possibilidade deste crescer na graça e no amor e os sofrimentos deste mundo contribuem para o bem se assumidos como via de santificação.

Todo ser humano tem uma essência boa. Todos nós fomos criados por Deus, por isso, não há ser humano totalmente mau. Porém, também não há ser humano totalmente bom neste mundo, pois ele está ferido pelo pecado original. Por isso, Deus dá uma chance a todos para se voltarem para Ele, que é sumamente bom.

Todos nós neste mundo estamos nesse caminho de santificação. Porém, alguns não começaram a caminhar, outros estão a caminho e muitos já chegaram, pois completaram a corrida, como São Paulo (cf. 2Tm 4, 7). Nós, que ainda estamos a caminho, não estamos sozinhos. Deus nos deu a Virgem Maria como auxílio para este caminho. Todos, mas especialmente os mais pequeninos, encontrarão nela o socorro em suas necessidades, materiais e espirituais. Por isso, devemos nos confiar a ela pois sozinhos não somos capazes de seguir a Jesus, que é o caminho que conduz a Deus. São Luís Maria diz, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“, que Nossa Senhora é o molde perfeito de Jesus Cristo. Ela nos ajuda a tomar as feições de Jesus Cristo, a nos assemelhar cada vez mais a Ele. Por isso, “bons e maus”, devemos nos confiar inteiramente as Maria, para que Ele nos ajude em nosso caminho de conversão.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/por-que-os-maus-prosperam-e-os-bons-perecem/
voltar


Horários da Paróquia

Missas

Segundas e Quartas-feiras: 6h30
Terças e Sextas-feiras: 6h30 e 19h
Quartas-feiras: missas nas casas do território paroquial às 19h30
Quintas-feiras: 19h30 (missa em louvor ao Santíssimo Sacramento)
Sábados: 6h30 (1º sábado de cada mês) e 15h30 
Domingos: às 8h, às 10h e às 18h30

Secretaria

Segunda à sexta: 7h30 às 11h45 e 14h00 às 18h30
Sábados: 8h00 às 18h00
Domingos: 8h00 às 12h00 e 17h00 às 18h30

Confissões

Quinta-feira: 15h às 17h00

Vídeo da semana

 

RUA CASTRO ALVES, 781 . CEP 09540-030 . SÃO CAETANO DO SUL . (11) 4221-2853 . secretaria@nscandelaria.org.br

© 2005 - 2012 . PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA . Todos os direitos reservados


ProprioDesign