VOCAÇÃO À VIDA

Caríssimos paroquianos e amigos, chegamos ao mês de agosto, celebrado tradicionalmente em nosso país como mês vocacional. Que possamos intensificar ao longo desses dias nossa oração por todas as vocações para que, cada um assumindo sua vocação no Espírito Santo, testemunhemos com ardor o Reino de Deus.

Somos vocacionados à vida plena. Jesus, Bom Pastor, disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude!” (Jo 10,10). Nesses tempos difíceis de pandemia, aumento da pobreza, descaso com os vulneráveis, fome, corrupção e violência, celebrar a vida como vocação torna-se um ato de coragem e profetismo. A vida está cada vez mais ameaçada, vocações estão sendo ceifadas de nosso meio. Que o Espírito Santo nos dê sabedoria para testemunhar o Evangelho sem ódio e sem medo, com a capacidade de promover rumos de justiça e paz.

É uma infidelidade à proposta de Jesus querer simplesmente entender vocação nu horizonte religioso específico. A palavra vocação, do latim vocare, significa chamado. Chamado que gera resposta, chamado que garante a liberdade, a lucidez, a alegria. Resposta que gera esperança, criatividade, resiliência. Em Deus que chama e na resposta livre do ser humano contemplamos um movimento de amor, movimento sagrado, criador, santificador. Nesse movimento, compreendemos a grandeza da vida que se faz presente neste mundo e não tem fim.

Diante da voz maior, do chamado, somos tomados pela Beleza. Beleza maiúscula, eterna que só encontramos em Deus e na contemplação das criaturas. Singularmente nos vemos humanos, tão humanos, trazendo em nossas faces traços do eterno. Descobrimo-nos sedentos de felicidade e realização, capazes de Deus e capazes um para os outros. A Beleza é Vida.

Na Vida somos instigados a conhecer a Deus e a nós mesmos, somos seres relacionais. Vocação é relacionamento profundo, amizade profunda e fecunda, com Deus, consigo e com o próximo que se torna irmão. O próximo que é humano como eu, imagem e semelhança de Deus como eu. Vocação, dimensão profunda que marca a nossa natureza e existência, dada desde a nossa concepção e destacada na graça do Batismo. Vocação, sinal da fecundidade do Deus da Vida!

Celebramos em agosto aquilo que devemos celebrar todos os dias, a vida e o chamado de Deus para a nossa felicidade. No entanto, esse mês ressalta a beleza do viver como consagração na Igreja e no mundo na diversidade dos ministérios e carismas. Ressaltamos a beleza da família humana e da Igreja como família. Agradecemos a Deus por Ele continuar a nos chamar nos apontando o Reino definitivo, cujos sinais estão entre nós. Somos incentivados a rezar uns pelos outros e sermos todos servidores.

Mas não há como celebrar tantas belezas sem fazer justa memória das vidas e vocações ceifadas pela pandemia e pela injustiça. São milhares de pessoas e de famílias que não podem ser esquecidas, pois somos irmãos. É o Povo de Deus, o Corpo de Cristo que sofre na carne daqueles que tombaram por causa do negacionismo e da injustiça. Assumir a vocação batismal é tornar-se profeta e profetiza de um mundo sem fronteiras, onde a beleza está em viver como filhos amados de Deus e como irmãos. Como promotores vocacionais na comunidade de fé, sejamos defensores da vida, sem se esquecer daqueles que gritam e são Imagem de Deus como nós.

Que nesse mês vocacional, assumamos a Beleza e vençamos a indiferença. Amém!

Meu abraço e prece,

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco