“BEATO PADRE DONIZETTI TAVARES DE LIMA: O APÓSTOLO DA ACOLHIDA”

Em nossa Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, SP, no dia 23 de novembro, em Tambaú, SP, às 9h00, será beatificado o Padre Donizetti Tavares de Lima, em missa campal, presidida pelo Cardeal Prefeito da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, Angelo Becciu, delegado do Santo Padre o Papa Francisco para este evento de fé.

Padre Donizetti nasceu em Cássia, Minas Gerais, em 03 de janeiro de 1882, filho do casal Sr. Tristão Tavares de Lima e Sra. Francisca Cândida Tavares de Lima, teve oito irmãos. Aos quatro anos, mudou-se com a família para Franca, SP, onde estudou o primário e teve iniciação musical. Aos 15 anos foi para o curso preparatório do Seminário Episcopal de São Paulo; e aos 18 anos, estudou em Sorocaba, voltando em 1900 para o Seminário. Em 12 de julho de 1908 foi ordenado sacerdote em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Como sacerdote, trabalhou nas seguintes paróquias: São Caetano, em Pouso Alegre; Santa Mãe de Deus, em Jaguariúna; Aguaí; Sant’Ana, em Vargem Grande do Sul; e a partir de 12 de junho de 1926, foi pároco em Tambaú, por 35 anos, sob os auspícios de Santo Antônio.

Padre Donizetti viveu ocupado com os empobrecidos: para as crianças, criou a Casa da Criança; para os operários, fundou o Círculo Operário; e para os idosos, fez o Asilo. Acolhia a todos os que peregrinavam a Tambaú para implorar uma bênção ou um conselho, ninguém voltava de coração vazio para casa, sem ter recebido uma bênção, um olhar, um abraço, uma palavra, uma oração ou uma esmola.

Nossa Senhora Aparecida tinha no Padre Donizetti um coração devoto. Em Tambaú, ele entronizou na igreja de Santo Antônio uma imagem dela. Em 1929, um incêndio, de grandes proporções, destruiu tudo o que havia nesse templo, mas o fogo não consumiu a pequenina imagem da Rainha e Padroeira do Brasil.

Era o dia 16 de junho de 1961, quando o relógio marcava 11h15, a hora do seu encontro final com Nosso Senhor Jesus Cristo, quando se encontrava sentado em uma cadeira na entrada da residência paroquial. E desde então, até hoje, são incessantes os relatos de graças e curas alcançadas pela sua intercessão.

Em 1997, foi instaurado o Tribunal para levar adiante o processo de beatificação do Padre Donizetti, iniciado em 1992, pela Diocese de São João da Boa Vista. A partir de 2008, ele é considerado “Servo de Deus”. Em 2009, chega a Santa Sé, em Roma, na Itália, todos os dados necessários para seguir adiante, agora em segunda fase, o processo canônico, encerrando a fase diocesana.

Em 10 de outubro de 2017, a Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, declara o Servo de Deus Padre Donizetti “Venerável”, reconhecendo que ele exercitou de modo heroico as virtudes da fé, da esperança e da caridade, e viveu de forma exemplar a vida sacerdotal, distinguindo-se no serviço aos empobrecidos, marginalizados e enfermos.

O Papa Francisco, em 06 de abril de 2019, reconheceu a veracidade do milagre ocorrido pela intercessão do Padre Donizetti, o que permitiu a sua beatificação. O milagre foi realizado no garoto Bruno Henrique que, desde o nascimento, tinha um pé torto, que não foi resolvido com várias cirurgias. Seus pais, Sr. Adriano e Dona Margarete, pediram a intercessão do Padre Donizetti, e foram prontamente atendidos: no dia seguinte, o menino pisava corretamente.

A fama de santidade do Padre Donizetti, mesmo antes de sua morte, se espalhou, sobretudo pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. Muitas pessoas foram batizadas com o nome de Donizete, para recordar a gratidão pelo Padre que viveu santamente.

Oração pela canonização do Padre Donizetti: “Ó Deus, ornastes o Beato Padre Donizetti Tavares de Lima de dons especiais. Fizestes dele sacerdote admirável na pregação, pastor incansável, defensor dos pobres e grande devoto de Nossa Senhora Aparecida. Concedei-nos, por sua intercessão, a graça que tanto precisamos ( fazer o pedido ). Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!”

A Diocese de São José do Rio Preto, parte da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, agradece a Deus o dom da santidade do Beato Padre Donizetti Tavares de Lima. Nos alegramos e estamos unidos à oração de ação de graças dos fiéis da Diocese de São João da Boa Vista, SP.

 

+ Tomé Ferreira da Silva

Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

5/12/2019

Fonte: http://bispado.org.br/mensagem/beato-padre-donizetti-tavares-de-lima-o-apostolo-da-acolhida