picture

BREVE HISTÓRIA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

A Paróquia Nossa Senhora da Candelária, criada em 1953, tem suas origens na década de 1920, com a doação do terreno onde se encontra a igreja à Cúria Metropolitana de São Paulo pelos casais Bento José Gonzaga Franco e Elvira de Campos Gonzaga e Dr. José Gonzaga Filho e Guiomar de Campos Gonzaga em 16 de fevereiro de 1922. O terreno onde hoje está o salão paroquial (Centro Comunitário Paulo VI) foi comprado pela Mitra Arquidiocesana de São Paulo em 18 de abril de 1944.

Foi construída uma pequena capela, provisionada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, em 02 de fevereiro de 1923. Uma capela rústica, fruto do empenho das famílias que viviam na localidade: Benedetti, Ferreiro, Linhares, Santi, Di Santi, Aggio, entre outras. Os tijolos foram doados pela família Benedetti. Os irmãos Gonzaga doaram uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, que trouxeram do Rio de Janeiro, onde estavam morando. Com a criação da Paróquia de São Caetano do Sul em 1924 (atual Paróquia Sagrada Família), a capela passou à sua jurisdição.

picture

Em 31 de janeiro de 1927, foi dada a permissão pela Cúria Metropolitana de São Paulo apara serem celebradas missas na Capela Nossa Senhora da Candelária, sob a assistência do Pe. Alexandre Grigolli, CSS, vigário da paróquia e seus auxiliares. O primeiro zelador da capela foi o Sr. José Benedetti, provisionado pela Cúria Metropolitana em 16 de fevereiro de 1928 e, em 02 de fevereiro de 1931 foi fundada oficialmente a Irmandade de Nossa Senhora da Candelária (associação pia). A capela passou a ser a referência religiosa de vários bairros do entorno. A partir de 1937, o atendimento da capela passa à responsabilidade do Pe. Ézio Gislemberti, CSS, coadjutor do Pe. Alexandre Grigolli que, pouco tempo depois, passou a ser o pároco da cidade.

A Arquidiocese de São Paulo passava por grandes transformações com a industrialização e o crescimento da população na década de 1940. Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, segundo arcebispo metropolitano, para melhor atendimento pastoral, organizou a igreja metropolitana em decanatos. A região do ABC passara a ser o Decanato Santo André. Essa organização continuou na época do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, terceiro arcebispo. Porém, com o desenvolvimento da região, surgira o projeto “Pró-Bispado de Santo André”, que mobilizava toda a região para pedir ao Papa Pio XII a criação de uma futura diocese.

picture

Foi com o crescimento industrial na cidade de São Caetano do Sul e consequente aumento da população que o povo dos bairros da Vila Gonzaga, Bairro Cerâmica, Oswaldo Cruz e adjacências, unido às Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento, que possuíam o Instituto de Ensino Nossa Senhora da Glória, dirigido pela Irmã Julieta de Lourdes, que foi feito o pedido ao Senhor Cardeal Arcebispo de criar uma nova paróquia. A capela fora reconstruída em 1949, sob a coordenação do pedreiro e mestre de obras Elviro Caperutto, conforme a planta feita pelo Dr. Linhares, proprietário da construtora Linhares. O pedido foi atendido: em 29 de junho de 1953 foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Freguesia do Alto Monte Alegre, confiada à Ordem dos Frades Menores Conventuais, que chegaram no mês de outubro.

A nomeação do primeiro pároco, Frei José Caruso, OFM Conv., aconteceu em 23 de dezembro de 1953 e a posse em 03 de janeiro de 1954, na presença do Pe. Joaquim Horta, CM, Decano de São Vicente de Paulo (Moinho Velho). Com a chegada do Frei José foram organizadas as irmandades: Congregação Mariana, Pia União das Filhas de Maria, Apostolado da Oração, Liga Católica Jesus, Maria e José, Cruzada Eucarística Infantil, Irmandade de Nossa Senhora da Candelária, Conferência Vicentina e Ordem Franciscana Secular.

Nos dias 19 a 22 de junho de 1954 aconteceu a primeira Visita Pastoral, realizada por Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, Bispo Auxiliar de São Paulo. Em 22 de julho foi criada pelo Papa Pio XII a Diocese de Santo André pela bula Archidiocesis Sancti Pauli, abrangendo todo o território do ABC. A posse do primeiro bispo diocesano, Dom Jorge Marcos de Oliveira, aconteceu em 12 de setembro de 1954 e, sua entrada solene na diocese em 24 de outubro, Domingo das Santas Missões. No dia 02 de fevereiro de 1955, Festa de Nossa Senhora da Candelária, o novo bispo visitou pela primeira vez a paróquia.

picture

Durante o paroquiato de Frei José Caruso foi modelada a fachada da Matriz e construídos o muro em torno do terreno, o batistério, a sacristia, o salão paroquial e a sala de reuniões. Em 1958 Frei Egydio Carlotto, OFM Conv. é nomeado segundo pároco, dirigindo a paróquia por quatro anos. Em 06 de janeiro de 1962, a Ordem dos Frades Conventuais entrega os cuidados da paróquia, voltando Pe. José Caruso, agora incardinado na Diocese, para pastorear a comunidade.

Durante 13 anos (1962-1975), Pe. José Caruso contribuiu com sua entrega de vida a caminhada pastoral da paróquia tanto material como pastoralmente. Ampliou o templo, dotando de novos altares devocionais, construiu a torre central, cujos sinos foram doados em 1973 pela família de dona Catharina Michelini Dall’Anese, a antiga casa paroquial, animou as associações, fundou a Associação Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Candelária e incentivou a espiritualidade do povo. Em 1967 passou a celebrar a missa em vernáculo e a aplicar na vida paroquial as definições do Concílio Vaticano II. O peso dos anos fez com que ele retornasse à Itália, vindo a falecer em 1976.

Em 02 de julho de 1975, Dom Jorge Marcos de Oliveira nomeou Vigário Ecônomo o Revmo. Pe. Carlito Dall’Agnese, tomando posse no dia 06. Organizou no pouco tempo que esteve a vida paroquial, formando o Conselho Paroquial e animando os serviços pastorais. Projetou com o conselho a construção de um novo Centro Comunitário para a comunidade, reorganizou a juventude, o coral, a equipe de liturgia e a catequese, fazendo com que novas famílias se integrassem à vida paroquial.

No paroquiato do Pe. Carlito chegou à Diocese o bispo coadjutor de Dom Jorge na pessoa de Dom Cláudio Hummes, OFM, que a partir de dezembro de 1975 assumiu o ofício de bispo diocesano. A pedido do bispo, em dezembro de 1976, Pe. Carlito foi transferido para ser o Cura da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo. Foi nomeado pároco amovível em 22 de dezembro de 1976 o Monsenhor Henrique Zamperetti, que tomou posse do ofício em 02 de janeiro de 1977.

Monsenhor Henrique, mesmo idoso, desenvolveu seu trabalho com ardor missionário. Em 28 de julho de 1977, na presença de Dom Cláudio e do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carmine Rocco, aconteceu o lançamento e a bênção da pedra fundamental do Centro Comunitário Paulo VI, com grande afluência de povo. A planta do projeto foi modificada em outubro de 1977 para se adaptar às necessidades pastorais e à realidade econômica da comunidade. Dom Cláudio realizou a vista pastoral de 07 a 09 de abril de 1978, animando a comunidade a viver o 1° Plano de Pastoral da Diocese que estava sendo organizado.

Devido a problemas de saúde do Monsenhor, assumiu como Vigário Substituto o Frei Luciano Biásio, OFM Conv., nomeado em 18 de março de 1979. Dom Cláudio nomeou um novo pároco para a paróquia em 03 de abril de 1980. Trata-se da chegada do querido Pe. David Vantroba, vindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Parque Novo Oratório em Santo André. Tomou posse de seu ofício no dia 20 de abril, durante a missa das dez horas.

Durante 23 anos, Pe. David pastoreou a comunidade com humildade e espírito servidor. Amigo de todos, com simplicidade de coração, acompanhou a vida pastoral da comunidade. Deu continuidade à construção do Centro Comunitário Paulo VI, em comunhão com o Conselho Paroquial. Construiu a atual casa paroquial e dependências. Em 1997, recebe o Pe. Gino Sorgon, CO, que passa auxiliá-lo durante os finais de semana e solenidades. No paroquiato de Pe. David aconteceram as celebrações do Jubileu de Ouro da Paróquia, com várias iniciativas para resgatar a história da comunidade e a animação missionária no presente. Uma comissão de leigos organizou um excelente ano jubilar com diversas atividades.

Em 07 de setembro de 2003, assume a administração da paróquia o Pe. Alex Sandro Camilo que fora enviado para ser vigário paroquial do Pe. David. Pe. Alex, recém ordenado presbítero, em sintonia com as orientações da Diocese, reorganizou a vida administrativa e pastoral da paróquia. Várias pastorais e movimentos foram organizados ou redimensionadas. Nesse período, de modo particular, foi realizada a reforma geral do templo, resgatando várias características originais, como os arcos da fachada e cruzes, a construção da Capela do Santo Sepulcro, velário, capela do Santíssimo Sacramento. A igreja paroquial foi solenemente dedicada por Dom Nelson Westrupp, SCJ, bispo diocesano, em 29 de junho de 2009. Com muito empenho dos paroquianos e benfeitores, as estruturas paroquiais foram renovadas, tanto a igreja como a casa paroquial. Foi comprada uma casa para investir os recursos arrecadados (Casa do Serviço de Caridade Santa Teresa de Calcutá) e projetada a reforma e ampliação do Centro Comunitário Paulo VI.

Em 01 de fevereiro de 2012, assumiu a responsabilidade de pastorear a comunidade o Pe. Wanderson Cintra Silva, que já havia exercido parte do seu ministério diaconal aqui no período do Pe. Alex. Nos seis anos de ministério presbiteral aqui vividos (2012-2018), empenhou-se na reforma do Centro Comunitário e animou a vida pastoral da paróquia, dando continuidade ao trabalho dos seus predecessores.

Em 30 de abril de 2018 foi nomeado pároco o Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, tomando posse de seu ofício em 18 de maio do mesmo ano. Procurando conhecer a comunidade para melhor servir, tem a responsabilidade de dar sua contribuição na evangelização do Povo de Deus em comunhão com a nossa Diocese, de acordo com as constituições do Sínodo Diocesano e o Plano de Pastoral. Com a ajuda do Conselho Administrativo e da participação de todos os paroquianos está empenhado nas obras de reforma e ampliação do Centro Comunitário São Paulo VI.

A paróquia viveu com alegria e simplicidade os 65 anos de sua criação e instalação em Solene Celebração Eucarística em 29 de junho de 2018, presidida por Dom Nelson Westrupp, SCJ, bispo emérito da diocese, e agora se prepara para comemorar os 10 anos da dedicação da igreja e do altar em 29 de junho de 2019.

Louvamos a Deus, Senhor da Vida e da História, pelas inúmeras graças e benefícios, e recorremos com filial confiança à intercessão de Nossa Senhora da Candelária, nossa querida Mãe e Padroeira.

Livro do Tombo I (Paróquia Sagrada Família)

Livro do Tombo I (Paróquia Nossa Senhora da Candelária)

Livro do Tombo II (Paróquia Nossa Senhora da Candelária)

Revista Raízes (Ano XV, n. 27, julho 2003)

Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo (ACMSP)

Arquivo da Cúria Diocesana de Santo André

PAPAS DA HISTÓRIA PAROQUIAL

Pio XII (1876-1958)

Pontificado: 1939-1958


São João XXIII (1881-1963)

Pontificado: 1958-1963


São Paulo VI (1897-1978)

Pontificado: 1963-1978


João Paulo I (1912-1978)

Pontificado: 1978


São João Paulo II (1920-2005)

Pontificado: 1978-2005


Bento XVI (1927-)

Pontificado: 2005-2013


Francisco (1936-)

Pontificado 2013-

BISPOS DA HISTÓRIA PAROQUIAL

Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta (1890-1982)

3º Arcebispo Metropolitano de São Paulo (1944-1964)

Criou a paróquia em 29 de junho de 1953


Dom Jorge Marcos de Oliveira (1915-1989)

1º Bispo da Diocese de Santo André (1954-1975)


Dom Cláudio Hummes, OFM (1934-)

2º Bispo da Diocese de Santo André (1975-1996)


Dom Décio Pereira (1940-2003)

3º Bispo da Diocese de Santo André (1997-2003)


Dom Nelson Westrupp, SCJ (1939-)

4º Bispo da Diocese de Santo André (2003-2015)


Dom Pedro Carlos Cipollini (1952-)

5º Bispo da Diocese de Santo André (2015-)


Bispo Auxiliar da Diocese: Dom Airton José dos Santos (1956-

Exercício do ofício: 2002-2004

Celebrou solenemente o Jubileu de Ouro da Paróquia em 29 de junho de 2003

NOSSOS PADRES

Capela Nossa Senhora da Candelária

Pe. Alexandre Grigolli, CSS (1881-1969)

Pároco da Paróquia São Caetano (atual Paróquia Sagrada Família)

Pe. Ézio Gislemberti, CSS (1914-2000)

Pároco da Paróquia São Caetano (atual Paróquia Sagrada Família)


Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Pe. José Caruso (1918-1976)

Período: 1954-1958 (Franciscano Conventual); 1962-1975 (Pároco)


Frei Egydio Carlotto, OFM Conv. (1931-1984)

Período: 1958-1962 (Vigário Ecônomo)


Pe. Carlito Dall’Agnese (1936-)

Período 1975-1976 (Vigário Ecônomo)


Monsenhor Henrique Zamperetti (1907-1985)

Período: 1977-1979 (Pároco)


Frei Luciano Biásio, OFM Conv. (1922-2002)

Período: 1979-1980 (Vigário Substituto)


Pe. David Vantroba (1932-)

Período: 1980-2003 (Pároco)


Pe. Alex Sandro Camilo (1977-)

Período: 2003-2011 (Vigário/Administrador Paroquial/Pároco)


Pe. Wanderson Cintra Silva (1982-)

Período: 2012-2018 (Administrador Paroquial/Pároco)


Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho (1984-)

Período: Desde 18 de maio de 2018

PADRES FILHOS DA COMUNIDADE

Pe. Roberto Alves Marangon – Pe. Beto

Presbítero da Diocese de Santo André

Ordenação presbiteral: 05 de dezembro de 1992


Pe. José Aparecido de Sousa

Presbítero da Diocese de Santo André

Ordenação presbiteral: 04 de agosto de 2018


Pe. Fabiano Felício da Silva

Presbítero da Igreja Católica Maronita

Ordenado presbítero: 24 de março de 2019