SALVE MARIA!

Caríssimos paroquianos e amigos, o mês de maio, tradicionalmente celebrado como mês mariano, é uma bela oportunidade para, sob a proteção de nossa Mãe Santíssima, repensarmos nosso discipulado e missão. Maria é o modelo mais belo para os discípulos-missionários de Cristo. Seu sim livre e total ajuda-nos a trabalhar o nosso sim ao Reino de vida plena que seu Filho, Verbo feito carne, instaurou com sua Vida.

A relação profunda entre Nossa Senhora e a Igreja, estimula muitos fiéis a assumir a consagração a Deus pela intercessão de Maria. Ao longo da história do catolicismo, a devoção mariana sustentou e continua a sustentar a caminhada do povo. Numa reflexão cada vez mais progressiva da mariologia (disciplina de estudo sobre a Virgem Maria e sua relação com o Mistério da Salvação), todos nós somos convidados a pensar sobre a presença bonita de Maria no caminho da Igreja e do povo fiel. A consagração, sob sua intercessão, deve ajudar cada vez mais compreendermos como é urgente viver o seguimento de Jesus, testemunhando o Evangelho com fé autêntica e caridade restauradora.

Nas dores e nas angústias da vida, a proteção maternal da Santa Mãe de Deus recorda-nos que Deus está conosco, que confiando n’Ele vencemos a solidão e recuperamos nossas forças. Na meditação dos mistérios do rosário, somos impulsionados pela oração da Ave Maria a assumir o caminho proposto por Jesus nos Evangelhos. Maria é a mensagem de um Deus apaixonado. Cheia de Graça nos ensina o caminho da confiança que tece esperança, do Encontro que gera resposta, entrega de vida. Maria nos ensina a entregar nossas vidas a Deus e assim a receber a verdadeira Vida.

Somos impelidos a exemplo de Maria a viver a fé de forma simples e profunda. Serva do Senhor, nos ensina a sermos servidores na celebração da vida, lavando os pés, escutando o irmão, tendo paciência e misericórdia com os que sofrem. Maria nos ensina com seu coração imaculado a acolhida de Deus e a acolhida a partir de Deus. A partir do amor maternal que é o amor de Deus, a mensagem mariana é acolher o Senhor sem medo para nos tornarmos acolhedores e missionários. A espiritualidade mariana é comprometedora, pois nos leva às entranhas do Evangelho para com fé pascal aclamarmos: Vimos o Senhor!

Que ao longo do mês de maio saibamos com amor e fé caminhar com Maria. Que os caminhos sejam marcados pela certeza do Ressuscitado, Caminho, Verdade e Vida e pela presença daquela que mais o amou. Nossa Senhora cubra a todos com seu manto de amor!

Um abraço carinhoso,

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco