VIDA DE FÉ, COMPROMISSO E PARTILHA

Caríssimos paroquianos e amigos, o mês de junho é marcado por grandes celebrações para santificar as nossas vidas. Temos as Solenidades de Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, Natividade de São João Batista e dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Celebraremos com fé e devoção a Memória de Santo Antônio de Pádua e do Imaculado Coração de Maria. A cada liturgia meditaremos sobre o nosso compromisso com o Evangelho de Jesus, para assumirmos a nossa vida de discípulos-missionários. Vivamos tudo com profundidade!

Também nesse mês do Sagrado Coração de Jesus, a nossa Diocese de Santo André celebra o mês do dízimo. Na perspectiva da Sagrada Escritura, o dízimo é a oferta de fé decorrente do nosso esforço, trabalho e consciência de fé comunitária. O dízimo ajuda a expressar a nossa fé na providência amorosa de Deus. Ele nunca se deixa vencer em generosidade, sempre tendo misericórdia e compaixão de nós nos caminhos da vida. O dízimo é essa oferta diante de um Deus que se oferta, ama e perdoa.

Outra dimensão do dízimo é a da nossa consciência batismal, sabendo que todos, a partir do Batismo, somos pedras vivas na edificação da Igreja, Povo de Deus. A oferta material do dízimo, por menor que seja, deve ser assumida por cada batizado para a edificação total da comunidade. Não é mera tributação, carnê ou envelope a ser pago, é a compreensão que a vida da comunidade é sustentada pela oferta espiritual e material de todos os seus membros. Fico pensativo ao ver tantos membros pastorais que ainda não amadureceram sua fé no que se refere à oferta do dízimo para o bem de todos. Rezemos por eles, para que assumam essa perspectiva bíblica e missionária na vida cristã.

É através do empenho do dízimo que cumprimos as nossas responsabilidades para o bem da comunidade paroquial e para a urgente solidariedade para com os que se encontram em situação de vulnerabilidade. Cada dia mais, pressionados pelo alto custo de vida dos últimos tempos, vemos o compromisso missionário de muitos dizimistas da comunidade. Por outro lado, vemos que muitos desistem desse caminho por não entender a importância dessa oferta para o bem comum e para uma compreensão mais profunda da fé em Cristo e na Igreja. Ao longo desse mês, enfatizaremos essas dimensões para que a comunidade redescubra a importância do dízimo na vida eclesial e social.

A nossa comunidade tem belas expressões de colaboração através das festas, bazar paroquial e campanhas realizadas. Agradeço em nome da comunidade cada gesto realizado. É vida de fé, compromisso e partilha que vai se desenhando a cada passo. Quero conscientizar que o dízimo é a primeira oferta que gera compromisso com a evangelização e o bem de todos, justamente por nos tirar da dinâmica da ajuda provisória e abrir-nos à missão permanente.

Convido a cada um que desenvolva na sua família, pastoral e movimento a conscientização sobre o dízimo com gesto de fé e amor. É momento de educarmos uns aos outros, desde as crianças até os idosos para que a comunidade se desenvolva ainda mais. Vamos em frente, com esperança e desejo de evangelizar. O Coração de Jesus pulsa por nós, saibamos estar em sintonia com Cristo.

Muitas bençãos de saúde e paz para todos! Um abraço!

Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco