_VIVER A MISSÃO_

_Caríssimos paroquianos e amigos, chegamos a outubro, o mês missionário. Pensar a vida como missão é pensar sobre o amor de Deus revelado a nós. Deus se deu a conhecer, dando um sentido a nosso existir. Ele é a fonte da vida, a origem de todas as coisas, é o Senhor do tempo e da eternidade. É o Senhor da História, dando-nos chão, sabedoria e força para continuar._

_Pensar a missão é contemplar o caminho da Igreja na urgência do Reino de Deus. Ao enviar o Seu Filho ao mundo, Cristo inaugura um tempo novo, onde se estabelece claramente a justiça e a paz, colocando ao nosso alcance um novo caminho, uma nova oportunidade. A missão é esse itinerário de vida, de libertação, onde o crucificado-ressuscitado é o Senhor e o modelo a ser seguido. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), diz Jesus, daí nasce o caminho, a verdade e a vida proclamados pela Igreja, povo peregrino, povo vocacionado e enviado, sinal de Deus no meio do mundo, no coração da História._

_Enviados para proclamar a Boa Nova da reconciliação e da paz, cada batizado na Igreja é uma pedra viva e escolhida, que deve assumir o desafio de acolher e viver o Evangelho. Esse desafio passa pela vida na sua dimensão pessoal e comunitária e pela sede que todos nós temos: sede de felicidade, liberdade, realização, sede de santidade, de plenitude. Para matar essa sede é necessário ir até a fonte, sabendo que esta é o amor incondicional e paciente que Deus tem para conosco, amor que move transforma, desinstala. É na força desse amor que descobrimos o caminho para a vida, que descobrimos que devemos caminhar, nos lançar, é nesse amor que descobrimos o que é Missão._

_Metodologicamente, a Igreja sempre pensa na estratégia de evangelizar, de falar à humanidade nas mais diferentes épocas e culturas a mensagem sempre nova de Jesus. A pedagogia, a cultura do encontro, como nos diz sempre o Papa Francisco com sua palavra e exemplo, é nossa busca incessante de fazer Cristo presente no coração e na vida das pessoas. Às vezes essa busca não passa num primeiro anúncio através das palavras, mas sim pelos exemplos que devemos dar como discípulos-missionários. Portanto, a metodologia da missão passa pelo confronto da Igreja com a Igreja. Uma vez que ela é uma instituição divina marcada pelas contingências e pecados humanos, deve sempre se colocar diante do Evangelho, do Mestre, para continuar a amar e servir, às vezes tendo que transformar tudo o que está realizando para se manter fiel ao Fundador._

_Estamos nos últimos anos insistindo pela renovação missionária de toda a Igreja. Tudo começa na base, na consciência de cada um de nós a partir do nosso Batismo e da vocação específica que assumimos com fé e coragem. Num caminho de constante amadurecimento, cada um de nós, Igreja, descobrimos que não podemos deixar a chama do amor apagar. Somente o amor transformará o mundo surdo e desumano. Para isso, abandonar as estruturas do comodismo e da alienação vai exigir estudo e desapego. Em nossa paróquia, estamos a trabalhar na estruturação da COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) que vai exigir de todos sensibilidade, renúncia e fôlego. Será o grande desafio de pensarmos o caminho da nossa comunidade além das estruturas da matriz paroquial e do nosso centro de pastoral. Teremos que discernir as estratégias do Espírito Santo para sermos evangelizadores entusiasmados e com os pés no chão, pois o Reino deve acontecer no concreto de nossas vidas. Contamos com a oração e empenho de todos._

_Para viver a missão, rezemos suplicando a intercessão de Nossa Senhora. Ela, primeira servidora do Evangelho, reza junto de Seu Filho, para que possamos viver com alegria a vontade do Pai. Saibamos que ela reza pelo nosso caminho._

_Muitas bênçãos a todos! Saibamos caminhar juntos!_

_Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, pároco_